Notícias | Conheça a FIPFarma
E-mail
Senha

Notícias

Página Fipfarma               Detalhes Notícias

 
2019 - CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM PESQUISA CLÍNICA

SOBRE O CURSO

“A realização do curso fundamenta-se na necessidade de formação qualificada e especializada de profissionais farmacêuticos para atuação na área de pesquisa clínica e suas áreas de suporte e adjacentes.”

OBJETIVO: QUALIFICAR PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR PARA ATUAÇÃO NA ÁREA DE PESQUISA CLÍNICA

PÚBLICO ALVO: PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR, FARMACÊUTICOS, BIÓLOGOS, BIOMÉDICOS, MÉDICOS E OUTROS DA ÁREA DE SAÚDE

PRÉ REQUISITO: SER GRADUADO; APRESENTAR CÓPIA DO CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DE CURSO, DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO E CURRICULUM VITAE

ÁREA DE CONHECIMENTO: FARMÁCIA

ÁREA TEMÁTICA: SAÚDE

LINHA DE EXTENSÃO: FÁRMACOS E MEDICAMENTOS

ÁREA DE CONHECIMENTO: FARMÁCIA

MODALIDADE: PRESENCIAL

NATUREZA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA: APERFEIÇOAMENTO

PERÍODO / DURAÇÃO: 180HS DE MAIO/2019 A MAIO/2020

DIAS E HORÁRIOS: 2 SÁBADOS POR MÊS (QUINZENALMENTE) DAS 8HS ÀS 17HS


INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ: 03/05/2019 INÍCIO EM: 04/05/2019


INVESTIMENTO: MATRÍCULA R$ 70,00 + 12 PARCELAS DE R$ 950,00

ESTACIONAMENTO: GRATUITO NO LOCAL

COFFEE-BREAK E ALMOÇO: INCLUSOS (ESTILO “SNACKS”)

VAGAS LIMITADAS

LOCAL DA REALIZAÇÃO DO CURSO: AV. PROF. LINEU PRESTES, 580, FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS (USP)

CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO: AVALIAÇÃO DO ALUNO E FREQUÊNCIA MÍNIMA EXIGIDA DE 75% PARA APROVAÇÃO FINAL

CERTIFICADO EMITIDO PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP


CONTEÚDO / DISCIPLINAS:

“A pesquisa clínica é fundamental para que um medicamento ou tratamento seja disponibilizado no mercado, pois para obter o registro obrigatório junto à vigilância sanitária, a pesquisa deve comprovar que o medicamento é eficaz e seguro.”

✓ MÓDULO 01 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE NOVOS MEDICAMENTOS

✓ MODULO 02 VIGILÂNCIA SANITÁRIA E ARCABOUÇO REGULATÓRIO EM PESQUISA CLÍNICA

✓ MODULO 03 FUNDAMENTOS DA FARMACOCINÉTICA

✓ MÓDULO 04 FUNDAMENTOS DA FARMACODINÂMICA

✓ MÓDULO 05 ESTUDOS DE EQUIVALÊNCIA FARMACÊUTICA PERFIL DE DISSOLUÇÃO COMPARATIVO E BIOEQUIVALÊNCIA / BIODISPONIBILIDADE

✓ MÓDULO 06 ÉTICA EM PESQUISA CLÍNICA

✓ MÓDULO 07 DESENHO DE UM PROTOCOLO DE ESTUDO CLÍNICO

✓ MÓDULO 08 BOAS PRÁTICAS CLÍNICAS E DOCUMENTO DAS AMÉRICAS

✓ MÓDULO 09 SISTEMA DE GESTÃO DE QUALIDADE E AUDITORIA

✓ MÓDULO 10 GERENCIAMENTO DE RISCO EM PESQUISA CLÍNICA

✓ MÓDULO 11 ARMAZENAMENTO E TRANSPORTE DE PRODUTOS EM INVESTIGAÇÃO CLÍNICA

✓ MÓDULO 12 PRINCÍPIOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA PARA ENSAIOS CLÍNICOS

✓ MÓDULO 13 FLUXO REGULATÓRIO PARA SUBMISSÃO DE DOSSIÊ DE DESENVOLVIMENTO CLÍNICO DE MEDICAMENTOS

✓ MÓDULO 14 REGISTRO DE MEDICAMENTOS NOVOS, SIMILARES E GENÉRICOS

✓ MÓDULO 15 ENSAIOS CLÍNICOS E REGISTRO DE MEDICAMENTOS BIOLÓGICOS

✓ MÓDULO 16 ENSAIOS CLÍNICOS RELACIONADOS A PRODUTOS PARA A SAÚDE BIOCOMPATIBILIDADE

✓ MÓDULO 17 FARMACOVIGILÂNCIA

✓ MÓDULO 18 TECNOVIGILÂNCIA


PROFESSORES E MINISTRANTES CONVIDADOS

“Professores da Universidade de São Paulo, bem como profissionais da indústria farmacêutica e de centros de pesquisa com experiência em estudos clínicos, além de especialistas em vigilância sanitária.”

✓ ADALTON G. RIBEIRO

(MBA EM ECONOMIA E AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE E ESPECIALISTA EM GESTÃO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. ATUALMENTE CONSULTOR EM ECONOMIA DA SAÚDE, EVIDÊNCIAS E ACESSO AO MERCADO NA HEADS IN HEALTH E EX-DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE FARMACOVIGILÂNCIA DO CVS/SP)

✓ ALESSANDRA DINIZ DE OLIVEIRA GANZELLA

(GRADUADA EM FARMÁCIA BIOQUÍMICA PELA FCF-USP, ESPECIALISTA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA PELA FIA, COM 15 ANOS DE EXPERIÊNCIA EM FUNÇÕES COMO MONITORA DE PESQUISA CLÍNICA FASE 2 A 4, CONSULTORA DE VIABILIDADE, GERENCIAMENTO, PROSPECÇÃO E SELEÇÃO DE NOVOS CENTROS DE PESQUISA CLÍNICA, INCLUINDO 4 ANOS COMO CONSULTORA DE QUALIDADE PARA ÁREAS COMO PESQUISA CLÍNICA, ASSUNTOS MÉDICOS E FARMACOVIGILÂNCIA, TENDO TRABALHADO EM EMPRESAS COMO GALDERMA, PPD (CRO), RPS/PRA NA SANOFI E ELI LILLY. EXPERIÊNCIA EM COORDENAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE AUDITORIAS E INSPEÇÕES DE CENTROS DE PESQUISA E PATROCINADOR)

✓ DIEGO MENDES FERREIRA

(QUÍMICO PELA UNIVERSIDADE DE SOROCABA. PERITO JUDICIAL FEDERAL AD HOC - JUSTIÇA FEDERAL DE SÃO PAULO- ATUA NAS ÁREAS DE QUÍMICA FARMACÊUTICA MEDICINAL E BIOPROCESSOS)

✓ EDUARDO GANZELLA

(GRADUADO EM FARMÁCIA BIOQUÍMICA PELA FCF-USP, MBA EM GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS PELA FIA, EXPERIÊNCIA DE 10 ANOS ATUANDO EM PESQUISA CLÍNICA EM EMPRESAS COMO NOVARTIS, NATURA, PPD (CRO GLOBAL) E ROCHE E MAIS DE 5 ANOS COMO GERENTE/CONSULTOR CIENTÍFICO EM EMPRESAS COMO UCB PHARMA, TEVA FARMACÊUTICA E SHIRE FARMACÊUTICA BRASIL LTDA (PARTE DA TAKEDA PHARMACEUTICAL COMPANY LTDA) ONDE ATUA COMO CONSULTOR CIENTÍFICO SENIOR (SENIOR MSL)

✓ ELVIRA MARIA GUERRA SHINOHARA

(DOUTORA EM FISIOPATOLOGIA E TOXICOLOGIA PELA FCF-USP E OXFORD UNIVERSITY, ESPECIALISTA EM BIOÉTICA, TRABALHA COMO CONSULTORA PARA A CONEP)

✓ FELIPE REBELLO LOURENÇO

(DOUTOR EM FÁRMACOS E MEDICAMENTOS PELA FCF-USP, ESTUDIOSO DE ESTATÍSTICA APLICADA À METODOLOGIA)

✓ GLÁUCIA KARIME BRAGA

(MESTRE E DOUTORA EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS PELA USP, AUDITORA NA FURP-SP, MEMBRO DO COMITÊ DE ESPECIALISTAS DA U. S. PHARMACOPEIA EM EMBALAGEM E DISTRIBUIÇÃO, PROFESSORA TITULAR NA UNIP CAMPUS ARARAQUARA – 18 ANOS DE EXPERIÊNCIA EM GESTÃO DA QUALIDADE/RISCO SANITÁRIO E 11 ANOS DE EXPERIÊNCIA DOCENTE)

✓ GUSTAVO MENDES LIMA SANTOS

(GERENTE DE AVALIAÇÃO DE SEGURANÇA E EFICÁCIA DE MEDICAMENTOS DA ANVISA. MESTRE EM FARMACOLOGIA E TOXICOLOGIA-UEL, ESPECIALISTA EM SAÚDE PÚBLICA – FIOCRUZ)

✓ IRENE SATIKO KIKUCHI

(PÓS-DOUTORADO EM FARMÁCIA PELA FCF-USP, DOUTORA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PELO IQ-USP. ATUOU EM INDÚSTRIAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS NAS ÁREAS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM MICROBIOLOGIA, ASSISTÊNCIA TÉCNICA CORPORATIVA. ATUA COMO PROFESSORA DOUTORA NO CAMPUS DE FARMÁCIA DA USP)

✓ LARA CHELIZ RODRIGUES

(FARMACÊUTICA, GRADUADA EM FARMÁCIA-BIOQUÍMICA PELA FCF-USP, ESPECIALISTA EM MEDICINA FARMACÊUTICA PELO HOSPITAL SÍRIO LIBANÊS E SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA FARMACÊUTICA. ATUA NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA HÁ MAIS DE 5 ANOS NA ÁREA DE FARMACOVIGILÂNCIA E, ATUALMENTE, FAZ PARTE DO CORPO DOCENTE DO INSTITUTO RACINE. TEM EXPERIÊNCIA EM SEGURANÇA DE MEDICAMENTOS, REGULAMENTAÇÃO E GERENCIAMENTO DE RISCO)

✓ PRISCILA ROSSI SANTAROSA

(MESTRE EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS-USP, COM EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE ASSUNTOS REGULATÓRIOS E QUALIDADE EM INDÚSTRIA FARMACÊUTICA. DIRETORA DA THAL-Q)

✓ PRISCILA TANAKA

(FARMACÊUTICA COM PÓS-GRADUAÇÃO EM PESQUISA CLÍNICA COM EXPERIÊNCIA DE MAIS DE 11 ANOS COMO COORDENADORA DE PESQUISA CLÍNICA EM GRANDES CENTROS COMO CPCLIN E HOSPITAL DAS CLÍNICAS FMUSP)

✓ RENATA LIRA AMARAL

(GRADUADA EM FARMÁCIA BIOQUÍMICA PELA FCF-USP, POSSUI 15 ANOS DE EXPERIÊNCIA EM FUNÇÕES DE ASSISTENTE, MONITORA E GERENTE DE PROJETOS DE PESQUISA CLÍNICA EM EMPRESAS COMO NOVARTIS, MERCK SHARP & DOHME, IQVIA (MAIOR CRO [CLINICAL RESEARCH ORGANIZATION] GLOBAL) NO BRASIL E NA ESPANHA, CURSANDO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PELA FEUSP, ATUALMENTE TRABALHA COMO GERENTE DE OPERAÇÕES CLÍNICAS NA MERCK SHARP & DOHME)

✓ ROBERTO PARISE FILHO

(PROFESSOR DOUTOR FCF-USP, ESPECIALISTA E ATUANDO EM PLANEJAMENTO E SÍNTESE DE SUBSTÂNCIAS BIOATIVAS E MECANISMOS DE AÇÃO DE FÁRMACOS AOS NÍVEIS MOLECULAR E ELETRÔNICO, MEMBRO DE COMITÊ ANVISA)

✓ SAMUEL SHITARA

(GRADUADO EM FARMÁCIA BIOQUÍMICA PELA FCF-USP, ESPECIALIZAÇÃO EM PESQUISA CLÍNICA NA HARVARD MEDICAL SCHOOL, 2015 (PPCR HARVARD) E BUSINESS WORK DEVELOPMENT PELA MIT, 2018, 12 ANOS DE EXPERIÊNCIA EM PESQUISA CLÍNICA EM EMPRESAS COMO EUROTRIALS, PAREXEL INTERNATIONAL, IQVIA (MAIOR CRO [CLINICAL RESEARCH ORGANIZATION] GLOBAL) NO BRASIL, ATUALMENTE ATUA COMO GERENTE DE OPERAÇÕES CLÍNICAS NA MERCK SHARP & DOHME DO BRASIL (MSD)

✓ TEREZINHA DE JESUS ANDREOLI PINTO

(DOUTORA PELA FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS-USP. FOI PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO DA FURP. COORDENOU O PROJETO DE MONITORAMENTO DE PROPAGANDAS JUNTO A ANVISA. COORDENADORA DO CONFAR. MEMBRO DA ACADEMIA DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DO BRASIL, SENDO REFERÊNCIA NA ÁREA DE QUALIDADE FARMACÊUTICA. MANTÉM INTENSA ATIVIDADE ACADÊMICA, COM PARCERIAS DE PESQUISA NO ÂMBITO NACIONAL E INTERNACIONAL)

✓ VANESSA LUNARDELLI

(EXPERIÊNCIA DE MAIS DE 17 ANOS ATUANDO NA PESQUISA CLÍNICA EM EMPRESAS COMO BRISTOL-MYERS SQUIBB, I3 RESEARCH E ROCHE FARMACÊUTICA ONDE ATUOU POR 10 ANOS COMO GERENTE DE PROJETOS)


COORDENADORA: PROFA. DRA. TEREZINHA DE JESUS ANDREOLI PINTO

VICE – COORDENADORA: PROFA. DRA. IRENE SATIKO KIKUCHI


PARA SE INSCREVER COPIE E COLE EM SEU NAVEGADOR O LINK HTTPS://BIT.LY/INSCRICAOPESQCLIN

OU PELO E-MAIL EVENTOS@FIPFARMA.COM.BR


MAIORES INFORMAÇÕES:

(11) 3735-7114 / 3735-0311 / WHATSAPP (11) 93038-5138

BAIXE O MATERIAL COMPLETO DO CURSO NO LINK ABAIXO:

http://www.fipfarma.com.br/pdf/2019 curso aperfeiçoamento em pesquisa clinica.pdf